Desvendando o TDAH: hiperatividade e impulsividade que afetam adultos e crianças
Graduada em medicina, em 1994, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Dra. Cláudia Maciel se especializou em psiquiatria e em Saúde Mental no Instituto Raul Soares/FHEMIG, e em Dependência Química, na UNIFESP.
Em sua trajetória profissional, a psiquiatra tem passagem por instituições de ensino superior hospitais e clínicas em São Paulo e em Minas Gerais, além de experiência no exterior, nos Estados Unidos, Dinamarca e França.
Ela atende em sua clínica em Belo Horizonte e está abrindo novo consultório em Arcos. Com sua chegada, a Dra. Cláudia Maciel também contribuirá com seus conhecimentos e reconhecida experiência na área da saúde/psiquiatria, como colunista do Jornal CCO.
Confira o primeiro artigo da colunista Dra. Cláudia Maciel…
Desvendando o TDAH: hiperatividade e impulsividade que afetam adultos e crianças
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neuropsiquiátrica que afeta tanto crianças quanto adultos, caracterizada por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. É crucial compreender profundamente essa condição e seu impacto abrangente na vida profissional, acadêmica e social.
Os sintomas do TDAH variam, mas geralmente incluem dificuldade em prestar atenção a detalhes, distração frequente, esquecimento de tarefas cotidianas, desafio em seguir instruções, aversão a atividades que demandam concentração prolongada, inquietude, incapacidade de ficar sentado por muito tempo, tendência a falar excessivamente, interromper ou monopolizar conversas, além de agir impulsivamente, sem avaliar as consequências. É fundamental ressaltar que esses sintomas podem aumentar significativamente o risco de acidentes, especialmente quando não estão sendo adequadamente gerenciados, como em atividades que exigem atenção e cautela, como dirigir ou operar máquinas.
Esses sintomas podem ter um impacto devastador no desempenho profissional, acadêmico e social das pessoas com TDAH. No ambiente de trabalho, a falta de organização, a dificuldade em cumprir prazos e a inconsistência no desempenho são desafios comuns. Na escola, pode afetar o rendimento acadêmico e a interação com colegas e professores. Socialmente, pode levar a dificuldades interpessoais e baixa autoestima.
Reconhecer precocemente o TDAH e buscar tratamento adequado são fundamentais para melhorar a qualidade de vida e reduzir o risco de acidentes. O diagnóstico envolve uma avaliação clínica detalhada, considerando histórico médico, entrevistas e questionários padronizados. É imprescindível procurar a ajuda de um psiquiatra especializado para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento abrangente.
É essencial que pessoas com TDAH recebam apoio de profissionais qualificados, incluindo psiquiatras, educadores e familiares. Com tratamento adequado e suporte emocional, é possível gerenciar os sintomas e alcançar o potencial máximo, tanto no âmbito acadêmico quanto profissional e social.
Dra. Cláudia Maciel
Jornal CCO – MG
27 de maio de 2024
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